CURSO DE COMPACTAÇÃO DE ARQUIVO


O que voçê irá aprender:
  • Passo a passo de como compactar arquivos
  • Como instalar e usar o compactador WinZip
  • O que é o WinZip?
  • Baixando o Winzip
  • Instalação do programa
  • Compactando arquivos
  • Descompactando arquivos

Introdução ao curso de compactação de arquivos:

O WinZip é o mais famoso compactador de arquivos. A vantagem em tê-lo no computador está na facilidade de uso (mais simples do que o velho ARJ, do DOS). É um dos programas mais essenciais, que não devem faltar em qualquer máquina -- principalmente para quem costuma baixar arquivos pela internet, que na maior parte das vezes está compactada ou zipada.

Geralmente, quando se compra um computador ele já vem com uma versão do WinZip instalada. Mas quem não tem o programa, a solução é baixá-lo pela internet, através do site do fabricante.
Outra opção é instalar através de CDs, desses que vêm como "brinde" nas revistas de informática.

A vantagem de ter um programa compactador é basicamente uma:
comprimir arquivos, a ponto de se economizar espaço em disco (HD), ou para facilitar o backup em disquetes, já que os arquivos ficam bem menores. Por exemplo: um arquivo do Word, com 205 KB,
depois de zipado com o Winzip, ficou em apenas 24 KB (cerca de 90% de taxa de compressão).
Depois de zipado, o arquivo original pode ser deletado. As novas versões do programa permitem que se possa visualizar o conteúdo do arquivo, sem ser necessário descomprimi-lo.

Passo a passo:

1. Se você não tiver o software Winzip instalado na sua máquina, você poderá fazer o download da versão de avaliação, ou comprá-lo no endereço: www.winzip.com.
2. Abra o Winzip: clique “Iniciar”, “Programas”, “Winzip” e novamente “Winzip”. Na janela que se abre dê um clique em “I agree” (você estará concordando em no futuro, registrar sua cópia do WinZip, pois ele é um shareware).
3. Na janela principal, clique no botão “New”. A janela “New archive” se abrirá. No campo “Create In:” escolha a pasta onde você quer que fique seu arquivo compactado. O Winzip criará um arquivo no formato.zip, que estará localizado nesta pasta que você escolheu.
4. No campo “Nome do arquivo”, dê o nome para o arquivo compactado (que terá formato .zip). Clique “OK”.

5. Abre-se uma janela denominada “Add”. Se ela não aparecer, clique em “Add” na barra do Winzip. No campo “Add from” escolha a pasta onde está localizado o arquivo que você quer compactar. Selecione o arquivo com um clique do mouse sobre ele. Clique no botão “Add”. A tela principal mostrará entre outras informações o tamanho do arquivo original e do arquivo compactado.

Como instalar e usar o compactador WinZip:

Caso ainda não tenha o compactador Winzip, você pode baixá-lo à partir da página:
http://www.winzip.com/ddchome.htm
Nessa página, escolha a versão certa para o seu sistema operacional (Windows 95/98 ou 3.1) e clique no local correspondente para iniciar o dowload.

Para instalá-lo é bem simples:
Apenas rode o arquivo ".exe" que acabou de baixar e siga as instruções que este lhe apresenta.

Quando o programa lhe perguntar se você gostaria de incluir seu icone no desktop, responda "yes".

O WinZip é muito usado para compactar um ou mais arquivos em disquetes. Ele tem um sistema automático de "disk spanning", isto é, se o disquete encher, ele automáticamente pede outro e mais outro e assim por diante até conseguir gravar tudo.

É interessante formatar os disquetes antes de usá-los, sempre usando a opção "completa", ao invés da "rápida", mesmo que estes sejam novos.

A maneira mais prática de compactar arquivos em disquete é pelo Windows Explorer.

Clique no ícone correspondente do seu desktop ou escolha:

Há dois modos de selecionar os arquivos a serem compactados:
- Se os arquivos estiverem listados um em seguida do outro (como na figura ao lado): Clique no primeiro, e, mantendo pressionada a tecla , clique no último arquivo.
- Se os arquivos estiverem em partes separadas da listagem: Clique no primeiro, e, mantendo a tecla pressionada, vá clicando nos demais.

Por fim, clique com o botão direito sobre qualquer dos arquivos selecionados: Surgirá um menu como o do exemplo. Escolha "Add to Zip"

Confirme o número de arquivos selecionados na 1º linha da janela.
Certifique-se que a caixa "Multiple Disk Spanning" está com o valor "Automatic".

As 6 caixas de seleção na parte de baixo da janela podem permanecer não-selecionadas.

Na caixa "Add To Archive:" coloque o drive (normalmente "A:") e clique em "New...".
Escolha um nome para o arquivo (não precisa colocar a terminação ".zip") e clique em "Ok"

Clique no botão "Add".

Pronto! Agora basta ir seguindo as instruções do Winzip (ele pede para ir colocando novos disquetes no drive quando o atual fica cheio.
O Winzip pode quebrar um arquivo em vários disquetes, caso o arquivo seja maior que 1,44 MB. Veja como:

(a) Abra o Windows Explorer e clique com o lado direito do mouse ou SHIFT+F10 em cima do arquivo que deseja zipar. Por exemplo, o arquivo TESTE.doc

(b) Na caixa de diálogo, aparecerão as opções: ADD TO ZIP e ADD TO TESTE.zip. Clique em ADD TO. O Winzip será carregado e aparecerá uma caixa com informações de direitos de autor com a qual devemos concordar, clicando em I GREEE.

(c) Abrirá uma janela do programa. Onde está escrito ADD TO ARQUIVE aparece o caminho da pasta em que está o arquivo a compactar. Escolha a opção NEW.

(d) Abrirá uma caixa, chamada NEW ARQUIVE. Clique na setinha para baixo, para localizar o disquete, onde o arquivo será
salvo. Onde pede NOME DOARQUIVO, coloque um nome. Clique em OK.

(e) Depois de clicar em OK, a zipagem será iniciada. Quando o primeiro disquete estiver cheio o programa pedirá o disquete 2, e assim por diante. É bom numerar os disquetes antes, para não haver falha na seqüência de discos.
(d) Depois de concluído, para abrir o arquivo zipado, no seu ou em outro computador, você deverá colocar o disquete número 1 no drive, e com lado direito do mouse clicar em abrir. O Winzip pedirá o último disco zipado, e depois disso pedirá o disquete 1,
para iniciar a descompressão através dele. Depois, pedirá os discos (2, 3, 4 ou mais) um por um.
NOTA: É bom trabalhar com disquetes novos, formatados, para fazer essa operação. É que disquetes muito usados costumam gravar os dados com falha. Se isso acontecer, o Winzip apontará qual disquete houve falha de gravação.

Nenhum comentário: